quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONFRESA-MT
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, LAZER E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR AGAMENON SERGIO GODOY MAGALHÃES
PARCERIAS: SMEELC, IFMT, COMUNIDADE ESCOLAR
E DÁRIDA LARINE 2º ANO ALIMENTOS IFMT-CAMPUS CONFRESA

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL






















Confresa-MT
2015




 ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL


JUSTIFICATIVA:

       O interesse pelo presente projeto é abordar, discutir e refletir sobre os assuntos relacionados à alimentação saudável em casa e na escola a partir dos 4 anos de idade, ampliando os conhecimento das crianças sobre o tema.
      Tal temática foi escolhida devida algumas crianças, diariamente, recusarem a provar o lanche que é oferecido. Embora a escola ofereça merenda escolar muitos pais ainda continuam comprando alimentos não muito saudáveis e as crianças acabam por não optarem pelo lanche da escola. Tal situação faz com que os alunos muitas vezes desperdicem, jogando no lixo ou muitas vezes nem pegam. A preocupação está relacionada a conversas com alguns pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos saudáveis, preferindo os industrializados como skiny, refrigerante, todinho. Então a escola acredita que há a necessidade de mobilizar a família, profissionais, conselho, alunos e fazer um trabalho de sensibilização para a boa prática alimentar.
OBJETIVOS: 
* Reorientar as merendeiras por meio de cursos de formação continuada;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Promover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Sensibilizar as crianças a ter bons modos na hora do lanche.
*Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
 *Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
 *Entrar em contato com diferentes (tipos de frutas/receitas);
*Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
 *Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
• Identificar as preferências alimentar dos alunos;
*Identificar diferentes tipos de alimentação;
*Desenvolver a atenção e percepção;
*Estimular a linguagem oral;
*Estimular a criatividade;
*Desenvolver a coordenação motora.
ATRIBUIÇÕES DA EXECUTORA DE MERENDA
A merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da merenda que será oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares. Para o bom desempenho da sua função, a executora de merenda deve cuidar de sua saúde e aparência.
ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA
- receber da nutricionista as instruções necessárias;
- receber os alimentos destinados à Merenda Escolar;
- controlar os gastos e estoques de produtos;
- armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo;
- preparar o alimento de acordo com o cardápio, de forma a estarem prontos nos horários estabelecidos;
- organizar os utensílios e todo o material necessário à boa distribuição da merenda;
- servir os alimentos na temperatura adequada;
- cuidar da limpeza e manutenção do material e locais destinados à preparação, estocagem e distribuição;
- controlar o consumo e fazer os pedidos de gás na época oportuna;
- demonstrar interesse e cumprir as determinações superiores;
- tratar com delicadeza as crianças;
- distribuir a Merenda, por igual a todas as crianças, incentivando-as “comer de tudo”, sem deixar sobras;
- higienizar utensílios, equipamentos e dependências do serviço de alimentação.
É ESSENCIAL A MERENDEIRA LEMBRAR
- verificar o cardápio do dia;
- examinar os gêneros que vai utilizar;
- pesar e anotar os gêneros;
- utilizar somente utensílios bem limpos;
- seguir as normas de higiene na preparação;
- manter o mais rigoroso asseio e ordem nas dependências em que se armazenam, preparam e distribuem os alimentos;
- estar sempre limpa e com o uniforme completo.
PROCEDIMENTOS BÁSICOS
- dar carinho às crianças e procurar sempre conversar com elas;
- preparar e servir com amor uma merenda gostosa para as crianças;
- organizar a cuidar da limpeza do local e dos utensílios usados no preparo e distribuição da merenda;
- procurar aprender cada vez mais sobre o seu trabalho, com a nutricionista, que é formada na área e é um suporte da Secretaria de Educação.
CARDÁPIOS
Cardápio é o conjunto de alimentos variados e que devem ser servidos diariamente durante as refeições.
OS PRINCIPAIS FATORES PARA O PLANEJAMENTO DO CARDÁPIO
- seleção e escolha dos alimentos;
- valor nutricional;
- custo
- hábitos alimentares;
- observar o período de safra dos alimentos.
O uso de essências, especiarias, erva aromático e temperos
São substâncias usadas para ressaltar o sabor natural dos alimentos ou para conferir um novo às preparações.
- Casca de laranja ou limão: aditivo para pudins, mingaus, biscoitos, arroz-doce, suspiros, saladas, caldas e doces.
- Canela: é usada em picles, doces, canjica, mingau, quentão, chocolate quente, torta. A canela com açúcar é usada como cobertura de maçãs assadas, bananas assadas, bolos e pães doces.
- Gengibre: moído é usado em doces, bolos, pães, bebidas quentes, tortas, biscoitos, pudins, sopas de legumes…
Ervas
- Cebolinha verde: usadas em omeletes, sopas, molhos, legumes cozidos, bolinhos de carne ou peixe, saladas, molho tártaro e molho verde.
- Coentro: são usados como condimentos em refogados, peixes, sopas, saladas…
- Hortelã: conferem sabor característico a hortaliças cozidas, à saladas, suco de frutas e verduras.
- Louro: é utilizado em sopas, feijão, ensopados, assados, peixes, aves, batatas, cenouras…
- Salsa: temperam bem carnes, aves, peixes, sopas, vegetais e saladas.
Temperos ácidos
- Vinagre: usado em saladas (pequena quantidade).
- Limão: usado em limonadas como ingrediente de molho para salada. A casca pode ser utilizada como aromatizante e como enfeite de preparações doces e salgadas.
Bulbos
- Alho: é utilizado em sopas, molhos, refogados, cozidos, ensopados, entre outros.
- Cebola: é usada em bifes, saladas, molhos, arroz, carnes, legumes e verduras, omelete.
Corantes
- Açafrão: serve para colorir e temperar queijos, doces, massas, arroz, carnes, sopas, pães e bolos. Além de estes alimentos deixarem os pratos belos, cheirosos e gostosos, possuem compostos bioativos, ou seja, que fazem bem para a nossa saúde.
Abaixo estão relacionados alguns destes alimentos e seus benefícios:
- alho: é eficaz contra os vermes e prisão do ventre;
- açafrão: tem propriedades de limpar a pele;
- canela: estimulante, digestivo e antisséptico;
- cebola: rica em vitamina C, antisséptica, estimulante, diurética, digestiva e purificadora do sangue;
- cebolinha-verde: rica em vitamina A e C;
- coentro: é digestivo e purifica o sangue;
- gengibre: estimulante do estômago e da atividade cerebral e antisséptico;
- hortelã: é diurética, ótima para superar gripes e má digestão;
- louro: combate a prisão de ventre;
- manjericão: alivia enjôos, vômitos e dores no estômago;
- noz-moscada: é digestiva, alivia náuseas e vômitos, auxilia no combate contra anemia e diarréia crônica;
- orégano: ajuda a curar tosses, enxaqueca provocada por stress e irritação;
- salsa: é rica em vitaminas A, B e C;
- salsinha: protege a pele, evita mau hálito, retenção de líquidos e cólicas.

DICAS PARA A ELABORAÇÃO DO CARDÁPIO
- variação dos cardápios a serem oferecidos, a fim de evitar saturação por parte dos alunos;
- a temperatura dos cardápios também deve ser considerada de acordo com o clima da região onde será servido;
- o aspecto do prato oferecido por meio da combinação de cores e consistência não deve ser esquecido, já que influencia na aceitação dos mesmos, pois propicia variedade de vitaminas e sais minerais;
- é necessário compor o cardápio do dia com todos os nutrientes que o organismo necessita. Tanto o excesso quanto a falta de algum nutriente pode ocasionar problemas de saúde no aluno.
VALOR NUTRICIONAL
De acordo com Resolução nº 015/FNDE/PNAE, em seu art. 5º.. “Deverá ser programado de modo a fornecer no mínimo por refeição 15% das necessidades diárias dos alunos, conforme a faixa etária”.
Soja na Alimentação
Entre as leguminosas (grãos em vagem), a soja se destaca por seu valor nutricional, contendo proteínas, algumas vitaminas e minerais em quantidades superiores a outros grãos. A quantidade de proteína presente no grão de soja (cerca de 30 a 40%) é bastante superior às demais leguminosas (como feijão, ervilhas, etc.), que contém cerca de 20% a 8% respectivamente. As proteínas são classificadas como construtores, ou seja, que auxiliam no crescimento e restabelecimento dos tecidos e são os componentes estruturais fundamentais das células, dos anticorpos, das enzimas e de vários hormônios. A soja é encontrada no mercado em diferentes formas, como: soja em grão, farinha de soja (para o preparo de bolos e pães), extrato de soja (“leite de soja” em pó ou fluído), proteína texturização (a chamada “carne de soja”), além de estarem presentes em uma série de outros produtos, como margarinas, óleos vegetais, massas e biscoitos.
Peixe na alimentação
Carne branca, excelente fonte de proteínas, ferro e outros minerais, alguns tipos são ricos em vitamina A, cálcio, fósforo, sódio, iodo e ácidos graxos ômega-3, diminuindo a formação de coágulos evitando doenças do coração. Composição em 100 gramas:

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:


1ª ETAPA: Atividades orais.

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais à saúde quando ingerido em excesso, etc.
*Orientar sobre os bons modos na hora do recreio como lanchar sentados, colocar restos de comida em um recipiente separado das vasilhas, não deixar as vasilhas do lanche espalhadas pelo pátio.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
Perguntar aos alunos:
Vocês gostam de comer verduras, frutas e legumes?
Querem saber por que é importante comer esses alimentos?
 É importante por causa das vitaminas e sais minerais?
Trabalhar com os alunos sobre as cores das frutas, legumes, e verduras através de fantoches, gravuras etc.

2ª ETAPA- Experimentos:
Confeccionar os fantoches das frutas e cantar:
Vamos juntos coleguinhas
Nesta roda das frutinhas
Vai dizendo o seu nome
Sua cor e seu sabor
(Ciranda cirandinha)
         Levar os alunos a experimentar o gosto dos alimentos e dizer o que sentiram.
         A banana é doce?
         O limão é azedo?
         A pipoca é salgada?
         O jiló é amargo?



Experiências
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas; (Atividade interessante para as crianças)
         Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
         Secar cascas de laranja

3ª ETAPA
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce?
E o doce respondeu pro doce,
Que o doce mais doce
É o doce de bata doce.
         Trabalhar a letra d no caso do pré II
         Fazer uma listagem de doces conhecido oralmente
         Desenhos com interferência e sem interferência;
         Atividades com papel amassado;
         Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem.


4ª ETAPA
         Massa de modelar;
         Confecção de painéis.
         Registro dos alimentos mais consumidos na família;
         Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
         Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
5ª ETAPA
           Fazer um sorvete com papel amassado
           Brincadeiras 
Percepção visual:
         Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
          Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
           Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
           Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
         Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
6ª ETAPA

         Trabalhar com as letras da palavra comida
           Quantidade de letras que ela possui;
         Trabalhar com os numerais, etc.;
          Colorir desenhos;
          Construir desenhos livres;
          Ouvir CD
         Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
          Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
Sugestão de Atividades:
Frutas
Oficina Culinária - Salada de frutas
Contagem de frutas, cores, tamanho


Verduras
Confecção de carimbos com batata
Explorar com s verduras cores e texturas
Oficina Culinária: Salada de verduras

Legumes
Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata
Palavra Cantada - A sopa do neném
Colagem com papel camurça.
Oficina Culinária: Sopa (Fiz em minha sala e garanto que deu certo! Uma sopa cheia de legumes e bem temperadinha!!!!! hum!!!!)

Rótulos
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
Alfabeto com rótulos

Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Explorar a horta da escola
Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimentos Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Fazer a degustação de tomate, alface, cenoura
Atividades de desenho.

Vitaminas
Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.
Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.



Alimentos não - saudáveis
Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação
Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no bloco.
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Classificação dos alimentos:


Derivados do Leite
Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos
Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.
Fonte: brinquedos de sucata

Cereais e Massas
Explicarem que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.

Higiene Pessoal
Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovarem os dentes após as refeições, praticar esporte.
Alimentação Saudável
Apresentação de teatro de fantoches
Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.
Lanche Gostoso
Os alunos deverão trazer um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo
Apresentar aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais pode-se observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos terão a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.
PARCERIAS
v  Nutricionista SMEELC.
v  Assessora de Ciências da Natureza Florinda Abadia
v  Alunos de alimentos IFMT
v  Coordenador do curso de alimentos IFMT
v  Secretaria de Saúde de Confresa
v  Pais e responsáveis de alunos da escola Agamenon e Equipe Agamenon
OFICINAS
  Essas oficinas de teatro com fantoches de frutas e animais para a conscientização com o intuito de sensibilizar as crianças sobre uma alimentação saudável e serão ministradas por esses parceiros acima citados.
CONOGRAMA
ATIVIDADES
ABRIL
MAIO
JUNHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Formação dos educadores
X







Sensibilizar as crianças
X


X


X


Oficinas de teatro
X


X


X

Seminário alimentação



X


X


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARTILHA DE CAPACITAÇÃO DE MERENDEIRAS: ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR Av. Anhanguera, nº. 7.107, Setor Oeste – CEP: 74043-011 – Fone: 3201 3128 gae @ see.go.gov.br GOVERNO DE GOIÁSGOVERNADOR: Alcides Rodrigues

DUKAN, P. Dicionário de Dietética e de Nutrição. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
Pasquim.

JÚNIOR, E.A.S. Manual de Controle Higiênico: sanitário em alimentos. 2ª ed.
São Paulo: Varela,1997. Pasquim.

 LEVINE, K; BOGDONOFF. Alimentos Saudáveis e Alimentos Perigosos
Guia prático para uma alimentação rica e saudável. 9ª reimpressão da 1 ª edição.
Rio de Janeiro: Reader´sDigest Brasil LTDA, 2002.

PELLEGRINI, N.; ANSANELLI, F. A Enciclopédia Ilustrada do Lar e da Arte
Culinária. 3ª ed. São Paulo: Fortaleza Crédito Brasileiro de Livros S/A, 1969.
Pasquim.

 PHILIPPI, S.T. Nutrição e Técnica Dietética. São Paulo: Manole LTDA, 2003.
Pasquim.

STURMER, J.S. Reeducação Alimentar na Família: da gestação à
Adolescência. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. Pasquim.

 STURMER, J.S. Comida – um santo remédio. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes,
2002. pasquim.

YÉPEZ, J.A. A Natureza Cura: segredos para conservação e recuperação da
Saúde. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. Pasquim.

ANANIAS, K.R; CAMPOS, M.R.H. Boas Práticas de Manipulação de
Alimentos para Unidades de Alimentação e Nutrição – manual técnico para
Nutricionistas. Goiânia, 2002.

 CARVALHO, R. C; GALEAZZI, M.A.M. Apostila Controle de Qualidade e
Planejamento de Cardápios – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Brasília, 2001.

TAETS, S. É Hora da Merenda. Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação. Brasília, 2001.

Apostila Economia Doméstica: I curso para formação de supervisores do
Programa Estadual de Alimentação Escolar – Secretaria de Educação Estadual.
Goiânia, 2003.

Cozinha Brasil – alimentação inteligente com 250 receitas econômicas e
Nutritivas. Departamento Regional de São Paulo de Pesquisa e Desenvolvimento
De Receitas. Brasília. Julho, 2004.

Manual ABERC – práticas de elaboração e serviço de refeições para
Coletividade. 6ª ed. 2000.

Manual de Merenda Escolar. Gerência de Alimentação e Nutrição Escolar,
2005.

Manual de Merenda Escolar. Goiânia, 2000.

Mesa Brasil – segurança alimentar e nutricional. Rio de Janeiro, 2003.

Perdigão: Manual de Boas Práticas, Higiene e Conservação de Produtos. São
Paulo: Ideia Visual, 2003. Pasquim.

 CANDIL. R.F.M. et al. Cumbaru – uma opção do cerrado Sul-] Mato-grossense.
Nutrição Saúde e Performance – anuário de alimentos funcionais, ano 6, São
Paulo, 2005.

Informativo do Ministério de Agricultura de Abastecimento. Disponível Em;www.anvisa.gov.b
















 PREFEITURA MUNICIPAL DE CONFRESA-MT
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, LAZER E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR AGAMENON SERGIO GODOY MAGALHÃES
PARCERIAS: SMEELC, IFMT, COMUNIDADE ESCOLAR
E DÁRIDA LARINE 2º ANO ALIMENTOS IFMT-CAMPUS CONFRESA

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL






















Confresa-MT
2015




 ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL


JUSTIFICATIVA:

       O interesse pelo presente projeto é abordar, discutir e refletir sobre os assuntos relacionados à alimentação saudável em casa e na escola a partir dos 4 anos de idade, ampliando os conhecimento das crianças sobre o tema.
      Tal temática foi escolhida devida algumas crianças, diariamente, recusarem a provar o lanche que é oferecido. Embora a escola ofereça merenda escolar muitos pais ainda continuam comprando alimentos não muito saudáveis e as crianças acabam por não optarem pelo lanche da escola. Tal situação faz com que os alunos muitas vezes desperdicem, jogando no lixo ou muitas vezes nem pegam. A preocupação está relacionada a conversas com alguns pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos saudáveis, preferindo os industrializados como skiny, refrigerante, todinho. Então a escola acredita que há a necessidade de mobilizar a família, profissionais, conselho, alunos e fazer um trabalho de sensibilização para a boa prática alimentar.
OBJETIVOS: 
* Reorientar as merendeiras por meio de cursos de formação continuada;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Promover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Sensibilizar as crianças a ter bons modos na hora do lanche.
*Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
 *Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
 *Entrar em contato com diferentes (tipos de frutas/receitas);
*Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
 *Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
• Identificar as preferências alimentar dos alunos;
*Identificar diferentes tipos de alimentação;
*Desenvolver a atenção e percepção;
*Estimular a linguagem oral;
*Estimular a criatividade;
*Desenvolver a coordenação motora.
ATRIBUIÇÕES DA EXECUTORA DE MERENDA
A merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da merenda que será oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Ao preparar e servir a merenda, essa grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares. Para o bom desempenho da sua função, a executora de merenda deve cuidar de sua saúde e aparência.
ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA
- receber da nutricionista as instruções necessárias;
- receber os alimentos destinados à Merenda Escolar;
- controlar os gastos e estoques de produtos;
- armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo;
- preparar o alimento de acordo com o cardápio, de forma a estarem prontos nos horários estabelecidos;
- organizar os utensílios e todo o material necessário à boa distribuição da merenda;
- servir os alimentos na temperatura adequada;
- cuidar da limpeza e manutenção do material e locais destinados à preparação, estocagem e distribuição;
- controlar o consumo e fazer os pedidos de gás na época oportuna;
- demonstrar interesse e cumprir as determinações superiores;
- tratar com delicadeza as crianças;
- distribuir a Merenda, por igual a todas as crianças, incentivando-as “comer de tudo”, sem deixar sobras;
- higienizar utensílios, equipamentos e dependências do serviço de alimentação.
É ESSENCIAL A MERENDEIRA LEMBRAR
- verificar o cardápio do dia;
- examinar os gêneros que vai utilizar;
- pesar e anotar os gêneros;
- utilizar somente utensílios bem limpos;
- seguir as normas de higiene na preparação;
- manter o mais rigoroso asseio e ordem nas dependências em que se armazenam, preparam e distribuem os alimentos;
- estar sempre limpa e com o uniforme completo.
PROCEDIMENTOS BÁSICOS
- dar carinho às crianças e procurar sempre conversar com elas;
- preparar e servir com amor uma merenda gostosa para as crianças;
- organizar a cuidar da limpeza do local e dos utensílios usados no preparo e distribuição da merenda;
- procurar aprender cada vez mais sobre o seu trabalho, com a nutricionista, que é formada na área e é um suporte da Secretaria de Educação.
CARDÁPIOS
Cardápio é o conjunto de alimentos variados e que devem ser servidos diariamente durante as refeições.
OS PRINCIPAIS FATORES PARA O PLANEJAMENTO DO CARDÁPIO
- seleção e escolha dos alimentos;
- valor nutricional;
- custo
- hábitos alimentares;
- observar o período de safra dos alimentos.
O uso de essências, especiarias, erva aromático e temperos
São substâncias usadas para ressaltar o sabor natural dos alimentos ou para conferir um novo às preparações.
- Casca de laranja ou limão: aditivo para pudins, mingaus, biscoitos, arroz-doce, suspiros, saladas, caldas e doces.
- Canela: é usada em picles, doces, canjica, mingau, quentão, chocolate quente, torta. A canela com açúcar é usada como cobertura de maçãs assadas, bananas assadas, bolos e pães doces.
- Gengibre: moído é usado em doces, bolos, pães, bebidas quentes, tortas, biscoitos, pudins, sopas de legumes…
Ervas
- Cebolinha verde: usadas em omeletes, sopas, molhos, legumes cozidos, bolinhos de carne ou peixe, saladas, molho tártaro e molho verde.
- Coentro: são usados como condimentos em refogados, peixes, sopas, saladas…
- Hortelã: conferem sabor característico a hortaliças cozidas, à saladas, suco de frutas e verduras.
- Louro: é utilizado em sopas, feijão, ensopados, assados, peixes, aves, batatas, cenouras…
- Salsa: temperam bem carnes, aves, peixes, sopas, vegetais e saladas.
Temperos ácidos
- Vinagre: usado em saladas (pequena quantidade).
- Limão: usado em limonadas como ingrediente de molho para salada. A casca pode ser utilizada como aromatizante e como enfeite de preparações doces e salgadas.
Bulbos
- Alho: é utilizado em sopas, molhos, refogados, cozidos, ensopados, entre outros.
- Cebola: é usada em bifes, saladas, molhos, arroz, carnes, legumes e verduras, omelete.
Corantes
- Açafrão: serve para colorir e temperar queijos, doces, massas, arroz, carnes, sopas, pães e bolos. Além de estes alimentos deixarem os pratos belos, cheirosos e gostosos, possuem compostos bioativos, ou seja, que fazem bem para a nossa saúde.
Abaixo estão relacionados alguns destes alimentos e seus benefícios:
- alho: é eficaz contra os vermes e prisão do ventre;
- açafrão: tem propriedades de limpar a pele;
- canela: estimulante, digestivo e antisséptico;
- cebola: rica em vitamina C, antisséptica, estimulante, diurética, digestiva e purificadora do sangue;
- cebolinha-verde: rica em vitamina A e C;
- coentro: é digestivo e purifica o sangue;
- gengibre: estimulante do estômago e da atividade cerebral e antisséptico;
- hortelã: é diurética, ótima para superar gripes e má digestão;
- louro: combate a prisão de ventre;
- manjericão: alivia enjôos, vômitos e dores no estômago;
- noz-moscada: é digestiva, alivia náuseas e vômitos, auxilia no combate contra anemia e diarréia crônica;
- orégano: ajuda a curar tosses, enxaqueca provocada por stress e irritação;
- salsa: é rica em vitaminas A, B e C;
- salsinha: protege a pele, evita mau hálito, retenção de líquidos e cólicas.

DICAS PARA A ELABORAÇÃO DO CARDÁPIO
- variação dos cardápios a serem oferecidos, a fim de evitar saturação por parte dos alunos;
- a temperatura dos cardápios também deve ser considerada de acordo com o clima da região onde será servido;
- o aspecto do prato oferecido por meio da combinação de cores e consistência não deve ser esquecido, já que influencia na aceitação dos mesmos, pois propicia variedade de vitaminas e sais minerais;
- é necessário compor o cardápio do dia com todos os nutrientes que o organismo necessita. Tanto o excesso quanto a falta de algum nutriente pode ocasionar problemas de saúde no aluno.
VALOR NUTRICIONAL
De acordo com Resolução nº 015/FNDE/PNAE, em seu art. 5º.. “Deverá ser programado de modo a fornecer no mínimo por refeição 15% das necessidades diárias dos alunos, conforme a faixa etária”.
Soja na Alimentação
Entre as leguminosas (grãos em vagem), a soja se destaca por seu valor nutricional, contendo proteínas, algumas vitaminas e minerais em quantidades superiores a outros grãos. A quantidade de proteína presente no grão de soja (cerca de 30 a 40%) é bastante superior às demais leguminosas (como feijão, ervilhas, etc.), que contém cerca de 20% a 8% respectivamente. As proteínas são classificadas como construtores, ou seja, que auxiliam no crescimento e restabelecimento dos tecidos e são os componentes estruturais fundamentais das células, dos anticorpos, das enzimas e de vários hormônios. A soja é encontrada no mercado em diferentes formas, como: soja em grão, farinha de soja (para o preparo de bolos e pães), extrato de soja (“leite de soja” em pó ou fluído), proteína texturização (a chamada “carne de soja”), além de estarem presentes em uma série de outros produtos, como margarinas, óleos vegetais, massas e biscoitos.
Peixe na alimentação
Carne branca, excelente fonte de proteínas, ferro e outros minerais, alguns tipos são ricos em vitamina A, cálcio, fósforo, sódio, iodo e ácidos graxos ômega-3, diminuindo a formação de coágulos evitando doenças do coração. Composição em 100 gramas:

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:


1ª ETAPA: Atividades orais.

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais à saúde quando ingerido em excesso, etc.
*Orientar sobre os bons modos na hora do recreio como lanchar sentados, colocar restos de comida em um recipiente separado das vasilhas, não deixar as vasilhas do lanche espalhadas pelo pátio.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
Perguntar aos alunos:
Vocês gostam de comer verduras, frutas e legumes?
Querem saber por que é importante comer esses alimentos?
 É importante por causa das vitaminas e sais minerais?
Trabalhar com os alunos sobre as cores das frutas, legumes, e verduras através de fantoches, gravuras etc.

2ª ETAPA- Experimentos:
Confeccionar os fantoches das frutas e cantar:
Vamos juntos coleguinhas
Nesta roda das frutinhas
Vai dizendo o seu nome
Sua cor e seu sabor
(Ciranda cirandinha)
         Levar os alunos a experimentar o gosto dos alimentos e dizer o que sentiram.
         A banana é doce?
         O limão é azedo?
         A pipoca é salgada?
         O jiló é amargo?



Experiências
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas; (Atividade interessante para as crianças)
         Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
         Secar cascas de laranja

3ª ETAPA
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce?
E o doce respondeu pro doce,
Que o doce mais doce
É o doce de bata doce.
         Trabalhar a letra d no caso do pré II
         Fazer uma listagem de doces conhecido oralmente
         Desenhos com interferência e sem interferência;
         Atividades com papel amassado;
         Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem.


4ª ETAPA
         Massa de modelar;
         Confecção de painéis.
         Registro dos alimentos mais consumidos na família;
         Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
         Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
5ª ETAPA
           Fazer um sorvete com papel amassado
           Brincadeiras 
Percepção visual:
         Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
          Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
           Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
           Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
         Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
6ª ETAPA

         Trabalhar com as letras da palavra comida
           Quantidade de letras que ela possui;
         Trabalhar com os numerais, etc.;
          Colorir desenhos;
          Construir desenhos livres;
          Ouvir CD
         Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
          Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
Sugestão de Atividades:
Frutas
Oficina Culinária - Salada de frutas
Contagem de frutas, cores, tamanho


Verduras
Confecção de carimbos com batata
Explorar com s verduras cores e texturas
Oficina Culinária: Salada de verduras

Legumes
Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata
Palavra Cantada - A sopa do neném
Colagem com papel camurça.
Oficina Culinária: Sopa (Fiz em minha sala e garanto que deu certo! Uma sopa cheia de legumes e bem temperadinha!!!!! hum!!!!)

Rótulos
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
Alfabeto com rótulos

Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Explorar a horta da escola
Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimentos Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Fazer a degustação de tomate, alface, cenoura
Atividades de desenho.

Vitaminas
Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.
Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.



Alimentos não - saudáveis
Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação
Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no bloco.
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.
Classificação dos alimentos:


Derivados do Leite
Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos
Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.
Fonte: brinquedos de sucata

Cereais e Massas
Explicarem que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.

Higiene Pessoal
Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovarem os dentes após as refeições, praticar esporte.
Alimentação Saudável
Apresentação de teatro de fantoches
Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.
Lanche Gostoso
Os alunos deverão trazer um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo
Apresentar aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais pode-se observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos terão a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.
PARCERIAS
v  Nutricionista SMEELC.
v  Assessora de Ciências da Natureza Florinda Abadia
v  Alunos de alimentos IFMT
v  Coordenador do curso de alimentos IFMT
v  Secretaria de Saúde de Confresa
v  Pais e responsáveis de alunos da escola Agamenon e Equipe Agamenon
OFICINAS
  Essas oficinas de teatro com fantoches de frutas e animais para a conscientização com o intuito de sensibilizar as crianças sobre uma alimentação saudável e serão ministradas por esses parceiros acima citados.
CONOGRAMA
ATIVIDADES
ABRIL
MAIO
JUNHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Formação dos educadores
X







Sensibilizar as crianças
X


X


X


Oficinas de teatro
X


X


X

Seminário alimentação



X


X


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARTILHA DE CAPACITAÇÃO DE MERENDEIRAS: ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR Av. Anhanguera, nº. 7.107, Setor Oeste – CEP: 74043-011 – Fone: 3201 3128 gae @ see.go.gov.br GOVERNO DE GOIÁSGOVERNADOR: Alcides Rodrigues

DUKAN, P. Dicionário de Dietética e de Nutrição. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
Pasquim.

JÚNIOR, E.A.S. Manual de Controle Higiênico: sanitário em alimentos. 2ª ed.
São Paulo: Varela,1997. Pasquim.

 LEVINE, K; BOGDONOFF. Alimentos Saudáveis e Alimentos Perigosos
Guia prático para uma alimentação rica e saudável. 9ª reimpressão da 1 ª edição.
Rio de Janeiro: Reader´sDigest Brasil LTDA, 2002.

PELLEGRINI, N.; ANSANELLI, F. A Enciclopédia Ilustrada do Lar e da Arte
Culinária. 3ª ed. São Paulo: Fortaleza Crédito Brasileiro de Livros S/A, 1969.
Pasquim.

 PHILIPPI, S.T. Nutrição e Técnica Dietética. São Paulo: Manole LTDA, 2003.
Pasquim.

STURMER, J.S. Reeducação Alimentar na Família: da gestação à
Adolescência. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. Pasquim.

 STURMER, J.S. Comida – um santo remédio. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes,
2002. pasquim.

YÉPEZ, J.A. A Natureza Cura: segredos para conservação e recuperação da
Saúde. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. Pasquim.

ANANIAS, K.R; CAMPOS, M.R.H. Boas Práticas de Manipulação de
Alimentos para Unidades de Alimentação e Nutrição – manual técnico para
Nutricionistas. Goiânia, 2002.

 CARVALHO, R. C; GALEAZZI, M.A.M. Apostila Controle de Qualidade e
Planejamento de Cardápios – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Brasília, 2001.

TAETS, S. É Hora da Merenda. Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação. Brasília, 2001.

Apostila Economia Doméstica: I curso para formação de supervisores do
Programa Estadual de Alimentação Escolar – Secretaria de Educação Estadual.
Goiânia, 2003.

Cozinha Brasil – alimentação inteligente com 250 receitas econômicas e
Nutritivas. Departamento Regional de São Paulo de Pesquisa e Desenvolvimento
De Receitas. Brasília. Julho, 2004.

Manual ABERC – práticas de elaboração e serviço de refeições para
Coletividade. 6ª ed. 2000.

Manual de Merenda Escolar. Gerência de Alimentação e Nutrição Escolar,
2005.

Manual de Merenda Escolar. Goiânia, 2000.

Mesa Brasil – segurança alimentar e nutricional. Rio de Janeiro, 2003.

Perdigão: Manual de Boas Práticas, Higiene e Conservação de Produtos. São
Paulo: Ideia Visual, 2003. Pasquim.

 CANDIL. R.F.M. et al. Cumbaru – uma opção do cerrado Sul-] Mato-grossense.
Nutrição Saúde e Performance – anuário de alimentos funcionais, ano 6, São
Paulo, 2005.

Informativo do Ministério de Agricultura de Abastecimento. Disponível Em;www.anvisa.gov.b
















Um comentário: