PREFEITURA MUNICIPAL DE CONFRESA-MT
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE,
LAZER E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR AGAMENON SERGIO
GODOY MAGALHÃES
HORTA ESCOLAR
PEDAGOGICA
EDUCADORES EM AÇÃO
ORG: Equipe Agamenon
COORDENAÇÃO e DIREÇÃO : Maria Lúcia Ferreira Dias
ORIENTAÇÃO: Florinda Abadia
Confresa-MT
2014
INTRODUÇÃO
Acredita-se que a
obtenção de hortaliças de boa qualidade e baixo custo é através do cultivo,
feito em hortas que, proporcionam também momentos de distração, de vida ao ar
livre, oportunidade de realizar trabalhos manuais e satisfação de ver o
desenvolvimento das plantas. Além disso, ter a certeza de consumir hortaliças
saudáveis, de forma econômica, observando as leis da natureza, respeitando o
meio ambiente e contribuindo na preservação dos recursos naturais.
Segundo MORIN, 1996 “É preciso deixar de
ver o homem como um ser sobrenatural. É preciso abandonar o projeto de
conquista e dominação a natureza, formulado ao mesmo tempo por Descartes e
Marx. (...) Certamente, é necessário valorizar o homem, mas hoje sabemos que
poderemos valorizar o homem se valorizarmos também a vida, e que o respeito
profundo pelo homem passa pelo respeito profundo pela vida (MORIN, 1996, p.8).
O pensamento ecológico de Morin propõe reflexões pertinentes sobre meio
ambiente e sustentabilidade. As ações ecológicas na escola podem ser capazes de
redefinir o papel relação entre alimentação e saúde publica. As escola não só
podem ensinar como também ser modelos de sustentabilidade.
Podemos ter acesso a
diferentes tipos de hortas: doméstica, quando é cuidada por uma única família;
comunitária, coletiva ou escolar, quando a produção de hortaliças é feita em
conjunto por um grupo de pessoas.Com isso uma pequena horta escolar, pode-se
atingirvários objetivos tais como: melhorar a educação dos escolares, mediante
uma aprendizagem ativa e integrada a um plano de estudos de conhecimentos
teóricos e práticos sobre diversos conteúdos e produzir verduras e legumes
frescos e sadios a baixo custo. Para isso basta que as hortaliças sejam
plantadas e cuidadas com carinho e dedicação proporcionando a comunidade
escolar experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de
tal forma, que possam transmiti-las a seus familiares e conseqüentemente,
aplicá-las em hortas caseiras ou comunitárias e melhorar a nutrição da
comunidade, complementando a merenda escolar com alimentos frescos, ricos em
nutrientes e sem contaminação por agrotóxicos.
Além de todos os aspectos educacionais
abordados com a horta escolar, é importante que o educando aprenda também a
consumir as hortaliças produzidas. O estudante pode ser informado sobre seu
valor nutritivo, ao consumir o que ajudou a cultivar. A existência de hortas
nas escolas é importante para enriquecer a alimentação, ajudar na mudança de
hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela natureza.
Objetivo Geral:
v Implantar
uma horta na Escola Municipal de Educação Infantil Agamenon Sergio Godoy
Magalhães para orientar as crianças a ter uma alimentação saudável e também
valorizar e respeitar a natureza.
Objetivos
Específicos:
v Reconhecer
a importância da alimentação a nossa saúde.
v Compreender
que os vegetais proporcionam a regulamentação do organismo.
v Identificar
os vegetais como os seres vivos ricos em substancias essenciais para a vida a
saudável.
v Programar
a merenda escolar com frutas e verduras no intuito de prevenir a obesidade.
v Orientar
os pais dos alunos da Escola de Educação Infantil Agamenon Sergio Godoy
Magalhães a necessidade de ensinar aos filhos a alimentar adequadamente.
JUSTIFICATIVA
Hoje
um número muito grande de educadores tem refletido e muitas vezes buscado
cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o
cuidado do ambiente escolar; cuidado do espaço externo e interno da sala ou da
escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo
mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o
repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos
educativos ricos e significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste contexto, o cultivo de hortas escolares
pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos
canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive,
o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado,
tirar matinhos, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos
brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e
coloridos.
Estas
vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito
encanto e aprendizado para todas as idades esses ambientes são instrumentos
que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes
conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover
vivências que resgatam valores.
Num pequeno jardim ou em uma horta
encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele
podemos re conceitualizar nosso currículo escolar. Ao construir e cultivar
estes espaços pode aprender muitas coisas. Eles nos ensinam os valores da
emocional com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da
paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da
renovação.
Uma horta também
proporciona momentos de distração, de vida ao ar livre, oportunidade de
realizar trabalhos manuais e satisfação de ver o desenvolvimento das plantas. E
com isso maior integração do corpo docente; melhora no nível de
socialização do aluno;desenvolvimento das habilidades específicas do
aluno;melhora do nível de higiene do ambiente escolar conscientização da
necessidade de conservação dos recursos naturais.
METODOLOGIA
A horta pedagógica será uma forma de trabalho em parceria com
as famílias dos alunos, funcionários e voluntários e terá a função de melhorar
a merenda, orientar alunos e pais para a alimentação saudável, combate a
obesidade e será organizada da seguinte forma: Todos acima terão a função de
ajudar a construir a horta plantar, cuidar e fiscalizar.
Os professores organizarão seus planejamentos de forma a
utilizar a horta pedagogicamente levando seus alunos a compreenderem os
conhecimentos básicos e regras de respeito ao ambiente e ao trabalho coletivo,
técnicas de cultivo e técnicas de segurança.Os pais poderão ser colaboradores
no processo de construção e se assim quiserem ter um canteiro para plantio
experimental. As crianças serão colaboradoras em vários processos desenvolvidos
na horta de acordo com a sua capacidade como: semear, transplantar e colher
isto em forma de rodízio. Como são oito turmas, cada semana, por mês 02 turmas
serão responsáveis pela horta.
No plantio utilizará vários tipos de
verduras, legumes e frutas que gradativamente serão acrescentadas na merenda
escolar respeitando o período de adaptação das crianças. Os produtos de
hortaliças serão para a Escola Municipal de Educação Infantil Agamenon Sergio
Godoy Magalhães e aos colaboradores, ou seja, a comunidade escolar que quiser
ajudar no desenvolvimento do projeto. As frutíferas como: mamão, abacaxi,
maracujá e os legumes mandioca e inhame os quais na proposta da escola servirão
também para serem vendidos para a arrecadação de fundos para a escola.
MATERIAIS E
METODOS
A horta terá 160 m², com uma proteção de som brite; os
canteiros feitos com garrafa pet; sustentação em madeira na parte onde serão
plantadas as hortaliças. Os legumes volumosos como: mandioca e inhame e as
frutíferas ocuparão espaço extra no pátio escolar.
A adubação (adubo orgânico); esterco de gado, terra,
calcário, cinza e outros já experimentados pelos os pais e funcionários.
LISTA DE
MATERIAIS
1. Rastelo - serve para
destorroar, revolver a terra e limpar a superfície dos canteiros;
2. Carrinho de mão-transporte
de ferramentas e de insumos para a horta;
3. Colher de
transplante-retirada de mudas de canteiros e sementeiras;
4. Escarificador –
possibilita afofar a terra dos canteiros;
5. Enxada - auxilia na
abertura de covas, capina revolvimento do solo e formação de canteiros;
6. Enxadinha (sacho) -
auxilia na capina dos canteiros e na semeadura;
7. Garrafas pet - servem para
a organização dos canteiros;
8. Gadanho – serve para
revolver o composto orgânico;
9. Irrigação
(mangueira, regadores aspersões) – equipamentos utilizados na rega
(irrigação) das
hortaliças;
10. Pá comum-serve
para destorroar e alisara terra dos canteiros;
11. Pá reta-auxilia
na preparação do solo e na aração de áreas pequenas;
12. Peneira-utilizada
na preparação decomposto orgânico e húmus;
13. Som brite
14. Sementes
15. Pregos.
16. Calcário
17. Ramas de mandioca
18. Caixa dʼagua
19. Barbante
SEMENTES NECESSARIAS
1.
Cenoura
2.
Beterraba
3.
Rabanete
4.
Nabo
5.
Abobora de arvore
6.
Couve
7.
Rúcula
8.
Agrião
9.
Berinjela
10. Jiló
11. Quiabo
12. Repolho
13. Coentro
14. Salsa
15. Cebolinha
16. Pepino
17. Manjericão
18. Mostarda
19. Salsão
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CONFRESA, MT –
NOVEMBRO 2014
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