quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PROJETO HORTA PEDAGOGICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONFRESA-MT
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, LAZER E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR AGAMENON SERGIO GODOY MAGALHÃES






HORTA ESCOLAR PEDAGOGICA
EDUCADORES EM AÇÃO

ORG: Equipe Agamenon
COORDENAÇÃO e DIREÇÃO : Maria Lúcia Ferreira Dias
ORIENTAÇÃO: Florinda Abadia



Confresa-MT
2014



INTRODUÇÃO
Acredita-se que a obtenção de hortaliças de boa qualidade e baixo custo é através do cultivo, feito em hortas que, proporcionam também momentos de distração, de vida ao ar livre, oportunidade de realizar trabalhos manuais e satisfação de ver o desenvolvimento das plantas. Além disso, ter a certeza de consumir hortaliças saudáveis, de forma econômica, observando as leis da natureza, respeitando o meio ambiente e contribuindo na preservação dos recursos naturais.
       Segundo MORIN, 1996 “É preciso deixar de ver o homem como um ser sobrenatural. É preciso abandonar o projeto de conquista e dominação a natureza, formulado ao mesmo tempo por Descartes e Marx. (...) Certamente, é necessário valorizar o homem, mas hoje sabemos que poderemos valorizar o homem se valorizarmos também a vida, e que o respeito profundo pelo homem passa pelo respeito profundo pela vida (MORIN, 1996, p.8). O pensamento ecológico de Morin propõe reflexões pertinentes sobre meio ambiente e sustentabilidade. As ações ecológicas na escola podem ser capazes de redefinir o papel relação entre alimentação e saúde publica. As escola não só podem ensinar como também ser modelos de sustentabilidade.
Podemos ter acesso a diferentes tipos de hortas: doméstica, quando é cuidada por uma única família; comunitária, coletiva ou escolar, quando a produção de hortaliças é feita em conjunto por um grupo de pessoas.Com isso uma pequena horta escolar, pode-se atingirvários objetivos tais como: melhorar a educação dos escolares, mediante uma aprendizagem ativa e integrada a um plano de estudos de conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos e produzir verduras e legumes frescos e sadios a baixo custo. Para isso basta que as hortaliças sejam plantadas e cuidadas com carinho e dedicação proporcionando a comunidade escolar experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las a seus familiares e conseqüentemente, aplicá-las em hortas caseiras ou comunitárias e melhorar a nutrição da comunidade, complementando a merenda escolar com alimentos frescos, ricos em nutrientes e sem contaminação por agrotóxicos.
 Além de todos os aspectos educacionais abordados com a horta escolar, é importante que o educando aprenda também a consumir as hortaliças produzidas. O estudante pode ser informado sobre seu valor nutritivo, ao consumir o que ajudou a cultivar. A existência de hortas nas escolas é importante para enriquecer a alimentação, ajudar na mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela natureza.

Objetivo Geral:
v  Implantar uma horta na Escola Municipal de Educação Infantil Agamenon Sergio Godoy Magalhães para orientar as crianças a ter uma alimentação saudável e também valorizar e respeitar a natureza.
Objetivos Específicos:
v  Reconhecer a importância da alimentação a nossa saúde.
v  Compreender que os vegetais proporcionam a regulamentação do organismo.
v  Identificar os vegetais como os seres vivos ricos em substancias essenciais para a vida a saudável.
v  Programar a merenda escolar com frutas e verduras no intuito de prevenir a obesidade.
v  Orientar os pais dos alunos da Escola de Educação Infantil Agamenon Sergio Godoy Magalhães a necessidade de ensinar aos filhos a alimentar adequadamente.
JUSTIFICATIVA
Hoje um número muito grande de educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar; cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos e significativos para cada um dos grupos envolvidos.
 Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado, tirar matinhos, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.
Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades esses ambientes são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.
       Num pequeno jardim ou em uma horta encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos re conceitualizar nosso currículo escolar. Ao construir e cultivar estes espaços pode aprender muitas coisas. Eles nos ensinam os valores da emocional com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação.
Uma horta também proporciona momentos de distração, de vida ao ar livre, oportunidade de realizar trabalhos manuais e satisfação de ver o desenvolvimento das plantas. E com isso maior integração do corpo docente; melhora no nível de socialização do aluno;desenvolvimento das habilidades específicas do aluno;melhora do nível de higiene do ambiente escolar conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais.


METODOLOGIA
A horta pedagógica será uma forma de trabalho em parceria com as famílias dos alunos, funcionários e voluntários e terá a função de melhorar a merenda, orientar alunos e pais para a alimentação saudável, combate a obesidade e será organizada da seguinte forma: Todos acima terão a função de ajudar a construir a horta plantar, cuidar e fiscalizar.
Os professores organizarão seus planejamentos de forma a utilizar a horta pedagogicamente levando seus alunos a compreenderem os conhecimentos básicos e regras de respeito ao ambiente e ao trabalho coletivo, técnicas de cultivo e técnicas de segurança.Os pais poderão ser colaboradores no processo de construção e se assim quiserem ter um canteiro para plantio experimental. As crianças serão colaboradoras em vários processos desenvolvidos na horta de acordo com a sua capacidade como: semear, transplantar e colher isto em forma de rodízio. Como são oito turmas, cada semana, por mês 02 turmas serão responsáveis pela horta.
       No plantio utilizará vários tipos de verduras, legumes e frutas que gradativamente serão acrescentadas na merenda escolar respeitando o período de adaptação das crianças. Os produtos de hortaliças serão para a Escola Municipal de Educação Infantil Agamenon Sergio Godoy Magalhães e aos colaboradores, ou seja, a comunidade escolar que quiser ajudar no desenvolvimento do projeto. As frutíferas como: mamão, abacaxi, maracujá e os legumes mandioca e inhame os quais na proposta da escola servirão também para serem vendidos para a arrecadação de fundos para a escola.

MATERIAIS E METODOS
A horta terá 160 m², com uma proteção de som brite; os canteiros feitos com garrafa pet; sustentação em madeira na parte onde serão plantadas as hortaliças. Os legumes volumosos como: mandioca e inhame e as frutíferas ocuparão espaço extra no pátio escolar.
A adubação (adubo orgânico); esterco de gado, terra, calcário, cinza e outros já experimentados pelos os pais e funcionários.



LISTA DE MATERIAIS
1Rastelo - serve para destorroar, revolver a terra e limpar a superfície dos canteiros;
2. Carrinho de mão-transporte de ferramentas e de insumos para a horta;
3. Colher de transplante-retirada de mudas de canteiros e sementeiras;
4. Escarificador – possibilita afofar a terra dos canteiros;
5. Enxada - auxilia na abertura de covas, capina revolvimento do solo e formação de canteiros;
6. Enxadinha (sacho) - auxilia na capina dos canteiros e na semeadura;
7. Garrafas pet - servem para a organização dos canteiros;
8. Gadanho – serve para revolver o composto orgânico;
9. Irrigação (mangueira, regadores aspersões) – equipamentos utilizados na rega
(irrigação) das hortaliças;
10. Pá comum-serve para destorroar e alisara terra dos canteiros;
11. Pá reta-auxilia na preparação do solo e na aração de áreas pequenas;
12. Peneira-utilizada na preparação decomposto orgânico e húmus;
13. Som brite
14. Sementes
15. Pregos.
16. Calcário
17. Ramas de mandioca
18. Caixa dʼagua
19. Barbante


SEMENTES NECESSARIAS
1.      Cenoura
2.      Beterraba
3.      Rabanete
4.      Nabo
5.      Abobora de arvore
6.      Couve
7.      Rúcula
8.      Agrião
9.      Berinjela
10.  Jiló
11.  Quiabo
12.  Repolho
13.  Coentro
14.  Salsa
15.  Cebolinha
16.  Pepino
17.  Manjericão
18.  Mostarda
19.  Salsão

BIBLIOGRAFIA

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CONFRESA, MT – NOVEMBRO 2014





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